Como podemos utilizar as ferramentas da qualidade! Ferramenta: G.U.T

Compartilhe:

G.U.T é uma ferramenta usada para definir prioridades dadas as diversas alternativas de ação. Esta ferramenta responde racionalmente às questões:

  • O que devemos fazer primeiro?
  • Por onde devemos começar?

Podemos aplicar a qualquer momento de forma direta nas ações de grupos internos da Qualidade e seu uso é simples através da avaliação de 3 fatores.

Primeiramente devemos relacionar os itens que serão priorizados em uma tabela, considerando os fatores Gravidade, Urgência e Tendência.

Após entendermos o nível de cada fator a ser avaliado, vamos aplicar o uso da tabela para registrar os resultados, lembrando que esta mesma avaliação deverá ser balizada por evidências.

Então no exemplo abaixo aplicamos para o PROBLEMA 1:

Gravidade = 5

Urgência = 5 

Tendência = 5

Neste ponto devemos multiplicar cada fator resultante conforme o exemplo abaixo, e então obtemos o valor de 125, portanto a prioridade mais critica esta sobre o PROBLEMA 1 que requer uma atenção devido ao seu nível alto de Gravidade, Urgência  e Tendência.

Pela Tabela vemos que o PROBLEMA 1, tem maior prioridade que os demais e que o segundo lugar  em relevância e o PROBLEMA 4!

Portanto desta forma, poderemos responder as perguntas do inicio:

O que devemos fazer primeiro?
R: Agir no problema 1! E depois no problema 4

Por onde devemos começar?
R: No problema 1 nos três fatores: gravidade, urgência e tendência
No problema 4, no fator: urgência

Ferramenta: DIAGRAMA CAUSA EFEITO (ISHIKAWA)

Conhecido também como Diagrama de Espinha de Peixe, é um instrumento gráfico desenvolvido por Kaoru Ishikawa em 1943, para identificar, organizar e apresentar de modo estruturado as causas de diversos problemas, ou seja, apresentar claramente as várias causas que afetam o processo. Representa a relação entre o efeito e todas as possibilidades de causa que podem contribuir para esse efeito.

Para tanto, existe a divisão 6 M´s, que enumera onde os problemas de um processo podem estar:

Mão de obra: quando um colaborador realiza um procedimento inadequado, faz o seu trabalho com pressa, é imprudente, etc.

Material: quando o material não está em conformidade com as exigências para a realização do trabalho.

Meio ambiente: quando o problema está relacionado ao meio externo, como poluição, calor, poeira, etc., ou mesmo, ao ambiente interno, como falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.

Método: quando o efeito indesejado é consequência da metodologia de trabalho escolhido.

Máquina: quando o defeito está na máquina usado no processo.

Medida: quando o efeito é causado por uma medida tomada anteriormente para modificar processo.

No geral, o Diagrama Ishikawa e uma importante ferramenta da qualidade para o meio empresarial, sua facilidade em permitir o agrupamento e a fácil visualização das varias causas de um problema o transformaram numa ferramenta altamente reconhecida por administradores e engenheiros do mundo todo

Também o diagrama pode ser baseado em outros problemas que não estão relacionados com os 6M’s como o exemplo abaixo vemos a aplicação do diagrama causa e efeito em uma ANALISE DE RISCO

Alguns outros benefícios que podemos citar utilizando esta ferramenta são:

  • Obtenção de diferentes opiniões a partir de um time de trabalho;
  • Fácil de aplicar;
  • Melhor entendimento das causas e efeitos
  • E uma boa ferramenta de comunicação.
  • Estabelece um bom relacionamento entre causa e efeito
  • Possibilita um detalhamento das causas

Lembre-se:

 O Diagrama de causa e efeito pode ser aplicado para solução de qualquer problema, não somente um problema de qualidade.

Ele é um guia para ações concretas e quanto mais uso se fizer dele, mais eficiente ele se torna.

Deixe um comentário